Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ENFOQUE CTSA NAS MOSTRAS CULTURAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CARIACICA-ES

Luz Marina de Souza, Sidnei Quezada Meireles Leite

Última alteração: 2012-12-04

Resumo


Mostras Culturais são eventos na Educação Básica que reúnem as pesquisas de diversas áreas do conhecimento produzidas ao longo do ano, quase sempre, na forma de projetos escolares. É uma oportunidade dada aos alunos de promover diálogos entre os saberes escolares, científicos e populares, muitas vezes, produzindo reflexões críticas acerca do papel da ciência, da tecnologia e dos impactos sobre a sociedade e o ambiente, que é um dos pressupostos do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). A Rede Municipal de Educação Básica de Cariacica do Espírito Santo iniciou em 2011 a Mostra Cultural nas escolas Ensino Fundamental. A nossa hipótese é de que as Mostras Culturais oportunizam aos discentes uma alfabetização científica à luz do CTSA. O objetivo dessa pesquisa é investigar o desenvolvimento das Mostras Culturais nas Escolas Municipais de Cariacica-ES com enfoque CTSA, buscando identificar a presença das questões socioambientais, culturais, econômicas relacionadas aos conteúdos de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, apoiada em observações, relatos orais dos sujeitos envolvidos, entrevistas realizadas com os gestores e professores, fotografias dos momentos ímpares e análise de documentos oficiais, artigos e livros da área Ensino de Ciências. O referencial teórico principal escolhido para delinear esse estudo foi Glen Aikenhead, António Cachapuz e Wildson Santos que abordam a importância da alfabetização científica no contexto da Educação Básica, e Lev Vygotsky para analisar as questões epistemológicas. A pesquisa será realizada em quatro etapas: estudo diagnóstico das Mostras realizadas em 2011 e 2012 a identificar os casos de sucesso; estudo dos projetos escolares desenvolvidos em três escolas; acompanhamento dos projetos com enfoque CTSA desenvolvidos em 2013; realização de um curso de formação continuada para professores, tendo como resultado a produção colaborativa de um livro abordando o processo de desenvolvimento das Mostras Culturais Escolares.