Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

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PATRIMÔNIO CULTURAL NA ABORDAGEM CTSA: SUA APLICAÇÃO NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CARIACICA/ES

Michele Pires Carvalho, Eduardo Augusto Moscon Oliveira

Última alteração: 2012-11-27

Resumo


Discute o conceito de Educação Patrimonial e fornece subsídios para ações de reconhecimento do Patrimônio do município de Cariacica-ES, cidade rica em patrimônios e manifestações culturais, pouco explorados e nem sempre valorizados. Projeto em desenvolvimento que busca envolver e sensibilizar professores de escolas do Ensino Fundamental, destacando a importância da inserção deste tema no currículo escolar de forma transversal, abordando as Ciências, Tecnologias, Sociedades e Ambientes (CTSA) em espaços não formais. A investigação se organizará em diferentes momentos: levantamento junto as escolas para investigar as práticas dos professores e o nível de conhecimento sobre o assunto; análise dos dados (problematização, fundamentação); produção de materiais e  aplicação preliminar com  grupo de professores em forma de seminários;  elaboração de  roteiros pedagógicos para os professores trabalharem os patrimônios do Município, seja ambiental, cultural, material ou imaterial. O desenvolvimento de programas de Educação Patrimonial com abordagem CTSA, possibilitará aos alunos um diálogo enriquecedor, proporcionando uma consciência de pertencimento cultural local, que relacione a produção da vida á produção da ciência, por meio de uma prática interdisciplinar. Espera-se que possa proporcionar aos participantes um sentimento positivo de valorização de sua região, contribuindo para a construção da cidadania e valorização do patrimônio local tendo a escola como lócus e ponto de partida.