Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

INVESTIGAÇÃO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO E DE APLICAÇÃO DO USO DE JOGOS EM ANÁLISE COMBINATÓRIA

José Carlos Thompson Silva, Sandra Aparecida Fraga da Silva

Última alteração: 2012-11-26

Resumo


No estudo de Análise Combinatória notamos que existe uma importância dada aos conteúdos procedimentais, tornado esse ensino ineficaz quanto ao objetivo de alcançar uma aprendizagem significativa. Deste modo, os alunos não compreendem o significado das fórmulas utilizadas na resolução de problemas que envolvam esse conteúdo. Escolhemos trabalhar com jogos matemáticos abordando análise combinatória pensando num estudo interativo que estimule os alunos e torne a sala de aula um ambiente que propicie a construção desses conhecimentos de forma dinâmica e diferenciada. Para tal, procuraremos realizar um estudo investigativo junto a licenciandos do IFES de Vitória, inseridos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid, com a finalidade de compreender o processo de produção e de aplicação de jogos matemáticos no conteúdo de Análise Combinatória. Num primeiro momento, a pesquisa terá uma abordagem de caráter exploratório, por meio de levantamento bibliográfico sobre produções nessa área em que se articulará Análise Combinatória, jogos matemáticos e formação inicial de professores de matemática. Num segundo momento, serão coletados dados por meio de entrevistas com um grupo de alunos do segundo ano do ensino médio e entrevistas semiestruturas com professores de matemática, ambos pertencentes a EEEFM Belmiro Teixeira Pimenta localizada no município de Serra, com o intuito de conhecer a metodologia empregada nesta escola na introdução de conceitos matemáticos e o interesse quanto a proposta de trabalho por meio de jogos educativos. Por fim pretende-se desenvolver junto aos Pibidianos sequências didáticas utilizando jogos matemáticos para o estudo exploratório de Análise Combinatório. Com este foco, após a realização do trabalho propor a elaboração de um Caderno de atividades desenvolvido a partir das sequências didáticas, juntamente com reflexões sobre as aplicações, desenvolvidas durante o processo de produção e aplicação do jogo.