Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

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ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE MOEDA

Gustavo Perini Amaral, Helio Rosetti Junior

Última alteração: 2012-12-02

Resumo


A pesquisa será realizada com uma turma de 9º ano do ensino fundamental da rede pública do município de Serra e terá um caráter qualitativo. Será feita uma análise dos resultados de pré-teste e pós-teste aplicados aos estudantes. Descrição de um plano de ação sobre as dificuldades encontradas no pré-teste para desenvolver um ambiente em que o aluno pense, questione, critique e observe o mundo em que vive por meio da Educação Matemática Financeira. O objetivo não é mostrar o erro (o que e/ou quem errou), mas mostrar uma alternativa didática e metodológica para que o professor possa suprir parte do "atraso escolar" no que diz respeito ao ensino para a vida. Essa pesquisa quer chamar a atenção para a importância e o alcance da Educação Matemática Financeira em termos sociais para formação de cidadania, mostrando que a matemática não é só número, mas também é um fazer social, uma ferramenta para se entender melhor o mundo. No que se refere ao processo de ensino-aprendizagem em matemática, espera-se que a turma pesquisada, após a experiência e investigação, tenha o sentimento de prazer ao estudar matemática por meio da Educação Matemática Financeira.