Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

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IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE ABORDAGENS TEMÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DE MAPAS CONCEITUAIS

Patrícia Regina Carvalho Ottz, Antônio Henrique Pinto

Última alteração: 2012-11-28

Resumo


Entre as tendências contemporâneas para o Ensino de Ciências, está a abordagem temática. Sua estruturação inicia-se pelos temas e situações significativas que podem ser problemas ou tarefas que ajudarão na formação de conceitos. São estas situações que darão sentido aos conceitos científicos. Tais situações devem ser cuidadosamente escolhidas, planejadas, adequadas a aprendizagem de determinado conceito. O papel do professor como mediador dessas situações é fundamental para a promoção de uma aprendizagem significativa. Entretanto, cumpre questionar: quais as vantagens e limitações da abordagem temática na formação de conceitos científicos? Assim, esta pesquisa tem por objetivo delinear e analisar as vantagens e limitações no uso de abordagem temática na aprendizagem de um conceito científico específico, importante no currículo de ciências, a nutrição vegetal, que tem gerado pela abordagem tradicional uma aprendizagem mecânica entre os estudantes e muitas vezes concepções equivocadas. A pesquisa terá como referencial teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, no que se refere à condução do processo ensino-aprendizagem em sala de aula e posteriormente na análise dos dados coletados por meio da elaboração de mapas conceituais, já a conceitualização será fundamentada na Teoria dos Campos conceituais de Vergnaud. Para tanto propomos uma pesquisa-participante que privilegiará a abordagem qualitativa a ser desenvolvida no primeiro e segundo trimestre de 2013 com 70 alunos de 7º anos de uma escola municipal de Ensino Fundamental localizada na área urbana no município de Aracruz, Espírito Santo. Selecionamos como ponto de partida questões socioambientais ligadas ao uso da terra neste município. A primeira proposta de abordagem temática será o cultivo de mandioca, um tipo de agricultura de subsistência indígena e a segunda será a monocultura do eucalipto, agricultura comercial para produção de celulose.  Em ambos os casos os organismos mandioca e eucalipto estarão integrados em seus ecossistemas, envolvendo as transformações de matéria e energia que ocorrem nos processos biológicos da nutrição vegetal.   Os temas serão trabalhados conforme os momentos pedagógicos propostos por Delizoicov são eles: a problematização inicial, a organização do conhecimento e a aplicação do conhecimento. A elaboração de um mapa conceitual será feita no segundo momento, este procedimento permitirá a avaliação da abordagem temática no favorecimento ou não da aprendizagem significativa de conteúdos conceituais ligados à nutrição vegetal. A avaliação também será feita por meio questionário dissertativo no início do trabalho com os temas e no final com a produção de texto sobre o que aprenderam. Espera-se que o trabalho com as abordagens temáticas promova a ampliação do campo conceitual dos alunos envolvidos e oportunize a compreensão do conceito de nutrição vegetal, de forma que quando confrontados com outros exemplos façam novas associações, novas ideias, novos significados, ajudando assim a validar suas vantagens e conhecer as suas limitações na reestruturação curricular do ensino de ciências.