Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

A CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO DE ÁLGEBRA EM UMA ESCOLA COMUNITÁRIA RURAL, NO MUNICÍPIO DE COLATINA, ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Cidimar Andreatta, Antonio Henrique Pinto

Última alteração: 2012-11-28

Resumo


O presente trabalho de pesquisa tem como base a apresentação de análises de momentos educativos experimentados por estudantes, por meio da aplicação de situações-problema, em aulas do componente curricular de matemática, na turma do sétimo ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Comunitária Rural “Padre Fulgêncio do Menino Jesus”, localizada no distrito de Ângelo Frechiani, município de Colatina, Estado do Espírito Santo. Buscando expandir os primeiros olhares, que definiam posturas apriorísticas e uniformizadas a partir de prescrições e padronizações, e estabelecer a relação entre o que é proposto no plano de curso escolar e as experiências cotidianas vivenciadas no interior desse estabelecimento de ensino, com a observância de que essas experiências extrapolam os limites geográficos do prédio escolar, percebi a necessidade de pensar e pesquisar sobre como acontece a ação pedagógica, no que se refere à dinamização das aulas do componente curricular de matemática, no interior da EMCOR “Padre Fulgêncio do Menino Jesus”. A maneira como a práxis pedagógica é percebida pelos estudantes configura justificativa central para o desenvolvimento desta pesquisa. Neste sentido acredita-se que a matemática só terá sentido e validade no interior de um grupo cultural, que neste caso, pode ser uma escola comunitária rural, onde o ponto de partida do processo de ensino/aprendizagem é a realidade campesina, evidenciando uma abordagem etnomatemática de compreender e explicar a matemática. O espaço escolhido para direcionar o olhar investigativo desta pesquisa é uma Escola Distrital que atende à comunidade do campo e passou a ter, a partir do ano letivo de 2011, uma metodologia de trabalho baseada na Pedagogia da Alternância, que prevê o trabalho como princípio educativo e realidade como mola mestra para as aprendizagens, o que atrai olhares e expectativas.