Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO, QUIZ E SUAS RELAÇÕES COM A MOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES

David Paolini Develly, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza

Última alteração: 2012-11-28

Resumo


O presente estudo está analisando o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático por meio da interação dos estudantes no QUIZ. O QUIZ é um evento, normalmente aplicado na semana acadêmica dos cursos de um Centro Universitário do Espírito Santo. Trata-se de um jogo de perguntas e respostas, de caráter lúdico, que possui uma ferramenta computacional gestora de todo o processo. O raciocínio lógico integra variados conceitos fundamentais de matemática, formando as bases para uma aprendizagem significativa em diversas áreas, especialmente em disciplinas do ensino superior na área de exatas. A motivação é uma variável que influencia os fazeres educacionais e, portanto, justifica estudos voltados para esse foco. Está sendo realizada uma análise qualitativa, por meio de estudo etnográfico, onde foram observados três eventos do QUIZ, totalizando 186 estudantes de ensino fundamental e superior. A descrição do processo está sendo com observação participante, relatos, questionários e entrevistas com estudantes, professores e gestores educacionais. Os eventos também foram filmados e fotografados, ajudando assim na revisão de elementos que não puderam ser observados durante a realização dos mesmos. Pelo lado quantitativo, foram aplicados testes de raciocínio lógico-matemático em dois momentos: antes e durante o QUIZ, procurando identificar ganhos dos estudantes nesta área de conhecimento.