Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

SABERES POPULARES E CIENTÍFICO COM EXPERIMENTO DE BAIXO CUSTO NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS

Raphael Correa de Almeida, Emmanuel Marcel Favre-Nicolin, Sidnei Quezada Meireles Leite

Última alteração: 2012-12-05

Resumo


A pesquisa a ser desenvolvida a partir desse projeto visa estudar as interações entre saberes populares e científicos, utilizando experimentos de baixo custo. Os experimentos escolhidos deverão ser incluídos em sequências didáticas com uma abordagem CTS. Desta forma, a partir do que ocorre durante as aulas da área ciências da natureza, buscamos compreender se a utilização de experimentos funciona como uma ferramenta capaz de auxiliar o processo ensino-aprendizagem dos alunos. É de interesse do autor deste trabalho verificar a relação entre o uso de experimentos de baixo custo e o uso do espaço destinado para ser o laboratório de física, no Centro Estadual Interescolar “Attila de Almeida Miranda”, localizado na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo. Nosso objetivo, então, é descrever o contexto geral da escola e da equipe docente, juntamente com os alunos. Para isso, realizaremos um levantamento etnográfico, com o uso de entrevistas semiestruturadas e gravadas, para que se possa obter o perfil das partes envolvidas neste trabalho. Em seguida, entendemos que o desenvolvimento de uma pesquisa participante seja a melhor estratégia, já que o professor-pesquisador deverá ser parte integrante do cotidiano desta amostra em análise. Numa terceira fase pretendemos realizar um curso de formação continuada, para professores de física, para uma construção coletiva de um livro. Entendemos que um manual com a participação de outros profissionais aumenta as possibilidades de sucesso, por ser uma produção coletiva. Ao final, construiremos um manual que servirá de ferramenta para todos aqueles que desejarem compreender o alcance que aulas, com este tipo de abordagem, possuem no processo ensino-aprendizagem.