Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

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FLUXO DE CAIXA PESSOAL: EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM AULAS DE MATEMÁTICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA RURAL DO ES.

Alexsandra Alves Pereira, Hélio Rosetti Junior

Última alteração: 2012-11-22

Resumo


A presente pesquisa tem como objetivo estudo e análise da forma como os estudantes lidam com o dinheiro em seu cotidiano. Para tanto serão trabalhados os conceitos de moeda, através da matemática financeira, bem como o controle dos gastos pessoais por intermédio de um fluxo de caixa pessoal. A pesquisa será realizada envolvendo duas turmas de 3º ano do Ensino Médio da rede estadual do município de Marechal Floriano. Serão desenvolvidas sequências didáticas nas aulas de matemática com atividades que envolvam o fluxo de caixa pessoal de cada estudante, com o uso de tabelas e planilhas, com o intuito de levantar dados para uma análise posterior. O projeto de cunho social voltado para o uso consciente e sustentável do dinheiro, visando orientar os alunos por meio da Educação Matemática, para que possam questionar, criticar e resolver problemas voltados para o uso dos recursos financeiros como forma de fazê-los compreender ações do cotidiano, que às vezes passam despercebidas e ao mesmo tempo aplicar conhecimentos matemáticos na finalidade de se tornarem cidadãos conscientes de sua função social. A pesquisa tem a intenção, também, de contribuir para o desenvolvimento de um olhar crítico sobre a importância da matemática financeira em termos sociais, ressaltando que essa disciplina estudada em sala de aula se mostre nas aplicações práticas vivenciadas pelo aluno. Como produto da pesquisa, pretende-se desenvolver um método utilizando o fluxo de caixa pessoal como prática de controle financeiro individual.