Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

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A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ÁLGEBRA: UM TRABALHO COOPERATIVO COM OS PROFESSORES ENVOLVIDOS NO PIBID/IFES

Euléssia Costa Silva, Maria Auxiliadora Vilela Paiva

Última alteração: 2012-11-23

Resumo


A pesquisa a ser desenvolvida a partir desse projeto tem como objetivo  verificar como os professores vivenciam o ensino-aprendizagem da Álgebra por meio da Resolução de Problemas. O estudo se dará de forma cooperativa numa metodologia que privilegie o diálogo. Identificar como esse trabalho é desenvolvido em sala de aula e trazer o professor para uma reflexão sobre esse processo, possibilita que ele trabalhe de forma mediadora e possa auxiliar no desenvolvimento da metacognição dos alunos e, nesse caso específico, na construção do pensamento algébrico. O estudo proposto trata-se de uma pesquisa qualitativa com uma abordagem embasada na metodologia comunicativa crítica, visando um trabalho cooperativo junto com o(a) professor(a) de matemática da turma escolhida do PIBID. Espera-se contribuir para que esses professores possam trabalhar a Álgebra de forma crítica, por meio de atividades investigativas.