Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

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A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO POR ALUNOS SURDOS E OS REFLEXOS DESSE NAS DEMAIS DISCIPLINAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Thamires Belo de Jesus, Edmar Reis Thiengo

Última alteração: 2012-11-27

Resumo


O presente projeto de pesquisa tem por objetivo analisar a construção do pensamento geométrico por alunos surdos inseridos na sala de aula regular do ensino fundamental por meio do uso de materiais didáticos e identificar os reflexos desse pensamento nas demais disciplinas do ensino fundamental tendo como foco a interdisciplinaridade. Esta análise será feita a partir do uso de estratégias pautadas em práticas investigativas, que combinem uso de materiais didáticos, Geoplano e Tangram, e o ensino de geometria. Foi escolhido como referência para a pesquisa o conteúdo de geometria plana, especificamente, o estudo de polígonos. A seleção dos conceitos geométricos e dos materiais didáticos deu-se pelo fato de ambos, se utilizarem de sentidos táteis, visuais e mentais, possibilitando assim, a participação de igual forma dos alunos surdos. A interdisciplinaridade será investigada com base na utilização dos materiais didáticos selecionados e dos pensamentos geométricos construídos em abordagens específicas das demais disciplinas do ensino fundamental. Pretende-se realizar o estudo na Escola Municipal Aristóbulo Barbosa Leão, localizada no município de Vitória – ES com uma turma do ensino fundamental II. Inicialmente será realizada uma pesquisa bibliográfica para identificar a trajetória e movimentos passados e presentes na educação de surdos e as legislações existentes sobre a inserção efetiva destes alunos na sala de aula regular, como forma de compreender a atual situação do ensino de geometria para estes alunos. Será adotado o método de cunho qualitativo exploratório por meio de uma pesquisa-ação com base empírica e análise baseada em entrevistas, observações, interações e diálogos. Ao final da pesquisa esperamos construir um manual de orientação aos professores registrando as possibilidades de um novo olhar sobre a inclusão dos alunos surdos na sala de aula regular, sob a perspectiva do uso de materiais didáticos e da abordagem interdisciplinar.