Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ANÁLISE DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS E PEDAGÓGICOS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS NO GEEM-ES

Lydia Marcia Braga Bazet, Sandra Aparecida Fraga da Silva

Última alteração: 2012-11-27

Resumo


Este projeto de cunho qualitativo se propõe analisar o processo de construção de conhecimentos matemáticos e pedagógicos de professores dos anos iniciais inseridos no Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM-ES) formado por professores e outros profissionais da educação do estado do Espírito Santo. Esse grupo se reúne semanalmente para discutir, trocar experiências e instigar mudanças de atitudes e procedimentos em sala de aula, a partir de investigações e reflexões sobre situações vivenciadas em suas práticas docentes. As interações no grupo acontecem de maneira natural, motivadora, coparticipativa e, por vezes com práticas colaborativas. Como abordagem metodológica será adotada a pesquisa-ação, pois a proposta consiste em observar e intervir, sempre que necessário, para que conjuntamente com o grupo, possamos auxiliar os professores na construção colaborativa de conhecimentos matemáticos e pedagógicos a partir da ressignificação de suas práticas docentes. Vale destacar que os sujeitos dessa pesquisa serão os professores que lecionam matemática nos anos iniciais e que fazem parte do GEEM-ES. Os professores que atuam nos anos iniciais não são habilitados em matemática, e por causa da graduação deficitária possuem dúvidas em relação a conteúdos matemáticos, que por vezes são expostos no GEEM-ES. Para coleta de dados serão utilizados os seguintes procedimentos: aplicação de questionário para identificação dos diferentes perfis dos sujeitos de pesquisa e de suas vivências docentes; observação e registros de relatos de experiências apresentados em reuniões semanais realizadas pelo grupo, gravando em áudio ou vídeo algumas dessas reuniões; realização de entrevistas; e outros que julgarmos necessários ao longo da pesquisa. A análise dos dados deverá auxiliar os professores na construção coletiva desse conhecimento com base na autonomia, dialogicidade e colaboração. O resultado dessa análise será publicado em um livro sendo esse o produto dessa pesquisa, pensamos em envolver os professores na produção desse livro.