Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

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DESVENDANDO A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA COM ENFOQUE EM CTSA: A REVISTA CIÊNCIA HOJE COMO FERRAMENTA DE POPULARIZAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS

Sabrine Lino Pinto, Antônio Donizetti Sgarbi

Última alteração: 2012-12-03

Resumo


A popularização da ciência é um movimento que tem ganhado força nas últimas décadas, com o objetivo de tornar a ciência um assunto mais atrativo e contextualizado com a realidade dos estudantes. Um dos meios de se fazer isso é por aumentar a divulgação científica mediante periódicos de circulação nacional e de consolidação editorial indo de encontro com a abordagem da aprendizagem significativa proposta por Ausubel, que defende o uso de materiais didáticos diversos para o desenvolvimento cognitivo. Para tanto, o presente estudo propõe a análise de artigos da Revista Ciência Hoje no período de 2009 a 2012, para acompanhar a prova de ciências do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), que remetem a uma abordagem em ciência, tecnologia, sociedade e meio-ambiente (CTSA). A abordagem em CTSA, com base nos pressupostos de Bazzo (2010), tem sido discutida nas disciplinas de ciências com o objetivo de formar nos alunos uma consciência crítica da ciência e tecnologia na sociedade e no meio ambiente e o que está envolvido nesta abordagem, tornando-os capazes de participarem da cultura científica como cidadãos, conforme Krasilchik e Marandino (2004). Será feito um levantamento dos artigos científicos da Revista Ciência Hoje que contribuem na educação CTSA que visam enriquecer a aprendizagem e ensino de ciências. Pretende-se utilizar o método quantitativo para mapear os temas dos artigos e a quantidade de artigos com enfoque no Movimento CTSA, e o método qualitativo descritivo para analisar os artigos à luz dos eixos do Movimento CTSA (cidadania, contextualização; interdisciplinaridade e transdisciplinaridade). Será uma pesquisa bibliográfica, com base em artigos e livros, e documental, na qual serão utilizadas fontes primárias que envolvem os números das revistas no período pretendido e registros de uso das mesmas pelos estudantes. O produto final será a criação de um banco de dados de artigos em CTSA que poderá servir de base para consulta aos usuários, o qual poderá ser “alimentado” com a edição dos novos números bem como também para outros assuntos.