Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

OS SABERES PEDAGÓGICOS DISCIPLINARES DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS DE CARIACICA-ES: UM TRABALHO COLABORATIVO

Vanusa Stefanon Maroquio, Maria Auxiliadora Vilela Paiva

Última alteração: 2012-11-22

Resumo


A presente pesquisa tem por objetivo investigar como os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Cariacica constroem saberes pedagógicos disciplinares da Matemática ao participarem de um grupo de formação continuada. Pretendemos realizar a pesquisa com um grupo colaborativo baseado no conceito de colaboração abordado por Boavida e Ponte (2002), ao desenvolver com o grupo um processo que permita o compartilhamento, o planejamento, a discussão, a reflexão e a avaliação por meio do dialogo na tentativa de contribuir na construção do saber. Configura – se com uma metodologia de caráter qualitativa baseada no diálogo, que além de utilizar como instrumentos de coleta de dados observação de aulas, relatos de experiências e discussões conceituais, serão elaboradas atividades investigativas, dos temas escolhidos pelo grupo para serem estudados e discutidos, que serão aplicadas e validadas nas turmas desses professores. Ao final pretendemos construir um material de apoio pedagógico que sirva tanto para a formação de professores e como apoio pedagógico do fazer em sala de aula.