Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

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CINEMA COMO ESTRATÉGIA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA PROPOSTA DE PARA DEBATER CIÊNCIA, AMBIENTE E SAÚDE NA ESCOLA ESTADUAL DO ESPÍRITO SANTO

Katy Kenyo Ribeiro, Antonio Donizetti Sgarbi

Última alteração: 2012-12-06

Resumo


O projeto Cineclube na Escola foi um projeto desenvolvido durante o ano de 2012 no Colégio Estadual do Espírito Santo, situado numa região a margem da sociedade, na cidade de Vitória-ES. O Cineclube foi conduzido por uma equipe formada por um professor orientador, cinco alunos do Ensino Médio e um monitor do curso de Licenciatura e professores pesquisadores do Ensino Médio. Os encontros foram realizados nos horários extraclasses quando foram exibidos documentários, filmes e obras cinematográficas seguidos de debates e aplicação de questionários. A hipótese desse estudo está centrada na possiblidade de promover articulações entre os temas abordados e o currículo previsto no Ensino Médio da Rede Estadual de Educação Básica do Espírito Santo. O objetivo desse estudo foi analisar à luz do enfoque CTSA algumas experiências do projeto Cine Clube na Escola, com vistas a identificar os possíveis conteúdos de Ciência, Ambiente e Saúde e possíveis conexões entre os saberes escolares e os saberes populares e científicos. Trata-se de um estudo qualitativo, construído a partir de observações, relatos orais, aplicação de questionários, além de análise de livros e artigos da área do Ensino de Ciências e Matemática. Os dados analisados até o presente momento demonstraram que o cineclube se constituiu em um espaço extraclasse de extensão escolar capaz de promover construção de conhecimento científico, do conteúdo programático escolar, articulados a realidade dos alunos.