Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

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UM OLHAR SOBRE AS SEMANAS ESTADUAIS DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO: ESPAÇO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Carlos Alberto Nascimento Filho, Antonio Donizetti Sgarbi

Última alteração: 2012-12-03

Resumo


Nas Semanas Estaduais de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, que acontecem desde 2005, participam inúmeras escolas distribuídas por todo o Estado, sendo visitada anualmente por milhares de estudantes e a população em geral. Especificamente, na Semana/Feira 2012, que aconteceu no período de 17 a 19 de outubro e, segundo dados da organização, foram mais de 75.000 visitantes. A pesquisa tem por objetivo analisar e classificar os trabalhos apresentados nas Feiras de 2011 e 2012, em três tipos: trabalhos de montagem, de informação e investigação, conforme proposto por Mancuso e verificar sua contribuição para o ensino de ciências, prática pedagógica envolvendo projetos e o processo de ensino-aprendizagem, conforme as proposições de Hernández, as relações interdisciplinares conforme indicações de Morin, abordagem sócio-crítica pautada em Freire e reflexos na abordagem CTSA. Diante disso, a pesquisa justifica-se pelo fato de as Feiras/Semanas de Ciência e Tecnologia, atualmente mostrarem-se muito vivas em grande parte do Brasil, em vários países da América Latina e do mundo e sua relação com o ensino, divulgação científica e popularização da ciência. Será realizada uma pesquisa qualitativa descritiva sobre as feiras 2011/12; a classificação dos trabalhos apresentados neste período; visitas às escolas e entrevistas, por meio de questionários semi-estruturados, com os envolvidos nos projetos vencedores; além da possibilidade de investigar outros trabalhos apresentados que, apesar de não estarem entre os premiados, demonstram boas ideias, seguindo os critérios de interesse social e sustentabilidade; análise do contexto histórico do ensino de ciências no Brasil em ambientes não formais, além da observação participante. Como produto final, será construído um guia prático sobre como planejar e organizar uma feira de ciências no âmbito escolar e; classificar, avaliar e julgar os trabalhos apresentados.