Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

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A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO PROCESSO EDUCATIVO: ANÁLISE DE PRÁTICAS DOCENTES NO MUNICÍPIO DE TEIXEIRA DE FREITAS, BAHIA

Clovis Lisboa Santos, Edmar Reis Thiengo, Sandra Aparecida Fraga Silva

Última alteração: 2012-11-26

Resumo


A presente pesquisa pretende analisar questões epistemológicas e procedimentais relacionadas à apropriação da História da Matemática (HM) como recurso didático para o ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos no Ensino Médio. Um dos objetivos específicos dessa pesquisa refere-se a traçar o perfil de práticas docentes quanto a utilização da HM no processo de ensino-aprendizagem em escolas públicas da rede estadual do município de Teixeira de Freitas-BA, visando a construção de uma proposta de intervenção. Para tanto, buscar-se-á investigar alguns saberes da HM, na perspectiva da transposição didática, apontando caminhos para o ensino e aprendizagem de alguns conceitos matemáticos trabalhados no Ensino Médio, sob o aporte teórico discutido por D’Ambrósio, Silva, Mendes, Farago e demais estudiosos do tema. Numa abordagem qualitativa, almeja-se nessa pesquisa analisar quais aspectos da HM podem contribuir para o ensino aprendizagem da matemática e como ocorre esse processo nas unidades de ensino estaduais de Teixeira de Freitas. Nesse sentido, pretende-se por meio dos métodos histórico documental sob o posicionamento de Cellard, histórico oral sob os conceitos de Neves e indiciário na figura do historiador Ginzburg investigar práticas docentes relacionadas ao uso da HM como mecanismo facilitador do ensino-aprendizagem da matemática. Com o intuito de perceber no processo investigatório pormenores capazes de gerar novas hipóteses ou solucionar o problema que deste projeto de pesquisa - “Quais são as relações encontradas pelo professor de matemática das escolas estaduais do Município de Teixeira de Freitas na Bahia entre o saber histórico de um conceito e a transposição didática desse conceito matemático?”