Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

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O PENSAR METACOGNITIVO NO VIÉS DA MATEMÁTICA E METALURGIA

Adriana Piumatti de Oliveira, Lígia Arantes Sad

Última alteração: 2012-12-05

Resumo


A presente pesquisa tem por problema central – Como articular as expectativas dos alunos do Curso Técnico em Metalurgia Integrado ao Ensino Médio para Jovens e Adultos com as dos professores de matemática que atuam neste curso, tendo em vista o material didático utilizado e o currículo integrado proposto? O objetivo geral da presente pesquisa é estudar as relações entre as expectativas dos discentes e dos docentes de Matemática quanto a materiais didáticos utilizados e currículo proposto. Os objetivos específicos são: identificar as expectativas do ensino aprendizagem de matemática dos alunos e dos professores do Proeja Ifes/ Campus Vitória; analisar metacognitivamente as possíveis articulações entre as expectativas docentes e discentes; examinar se os materiais didáticos utilizados estão de acordo com a proposta de integração curricular e das expectativas encontradas; produzir e testar atividades envolvendo matemática e outros campos de conhecimento que considerem saberes próprios do curso Técnico de Metalurgia Integrado – Proeja. Diante das reflexões provocadas em um contexto educacional onde a pesquisadora articula teoria e prática no viés das expectativas entre professores e alunos, estabelece-se um movimento contínuo em uma relação construída pela própria pesquisadora em sua investigação dialógica, evidenciada por uma descrição de cunho etnográfico aliada ao processo de observação participante. Neste sentido, serão analisadas as expectativas dos alunos e dos professores a partir dos dados coletados por meio de observações diretas em sala de aula, observações de cadernos produzidos pelos alunos em compartilhamento com a professora de matemática, questionários e entrevistas com professores de matemática que atuam neste Curso. Os procedimentos metodológicos da pesquisa indicam um compartilhamento metacognitivo por parte da investigadora, que irá acontecer em sala de aula e nos diálogos com professores de matemática, considerando a integração curricular por meio da interdisciplinaridade entre o básico e o profissional.