Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, II Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

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O DESENVOLVIMENTO DOS CONCEITOS DE VARIÁVEL E INCÓGNITA EM ALUNOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A INTERPRETAÇÃO E A UTILIZAÇÃO DA LINGUAGEM ALGÉBRICA

Mirian Angeli, Maria Auxiliadora Vilela Paiva

Última alteração: 2012-11-23

Resumo


O presente projeto tem por objetivo investigar o significado que os alunos do 8º ano de uma escola municipal de Santa Teresa – ES atribuem aos conceitos de variável e incógnita na Álgebra, além de destacar a importância do uso da linguagem algébrica e do reconhecimento dos símbolos, com suas diferentes finalidades e em situações diversas. Para tanto, considera-se a grande dificuldade em se trabalhar esse conteúdo no Ensino Fundamental, tendo em vista o fato de que as “letras” (variáveis) são parte essencial do algebrismo. Para atingir tal objetivo, será utilizada a metodologia Qualitativa de Estudo de Caso, onde serão feitas observações acerca da prática do (a) regente e da receptividade dos alunos para tal assunto. Ainda, serão realizados estudos acerca das tarefas desenvolvidas em sala de aula, além de propor, de forma cooperativa atividades investigativas e de exploração, a fim de auxiliar no processo de construção do pensamento algébrico. Dentre os referenciais teóricos que embasarão a pesquisa citamos Ponte que realiza estudos acerca da Álgebra em Portugal e Tinoco com estudos em escolas do Rio de Janeiro - Brasil. Ainda, como fundamento teórico para identificar o significado atribuído aos conceitos supracitados, faremos uso dos estudos de Eduardo Fleury Mortimer acerca de Perfil Conceitual. A partir desse estudo, pretende-se elaborar um material paradidático de apoio a professores e alunos, com tarefas investigativas aplicadas e validadas.