Apresentações e Autores

resepi nasi ayam resep masakan sederhana resep kue resepi kue ulangtahun resepi resep makanan resep makanan resepi resep makanan resep makanan resep makanan resep makanan

Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Todos
Modalidade:
 

Papers

A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO AMBINTE PARA AUMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E REFLEXIVA.
Eciane Maria de Paula Sousa, Oscar Luiz Teixeira de Rezende
REFLEXOS NO AUTOCONCEITO EM MATEMÁTICA A PARTIR DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA
Tatiane da Silva Lima, Luciano Lessa Lorenzoni
VALORIZAÇÃO E INSERÇÃO DOS SABERES GUARANI NAS AULAS DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR ETNOMATEMÁTICO
Ana Paula Avedo Moura, Lígia Arantes Sad
ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA E PENSAMENTO CRÍTICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS NA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DE VILA VELHA
Emanuel de Sousa Nardoto, Sidnei Quezada Meireles Leite
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA
Alexandre Carlos Augusto Souza Nascimento, Oscar Luiz Teixeira de Rezende
AS ADVERSIDADES NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Ramon Volpasso Crescencio, Alex Jordane de Oliveira, Danielli Veiga Carneiro Sonderman
A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COMO MEIO DE PROMOÇÃO DA AUTONOMIA
Maria Aparecida Rodrigues Campos, Antônio Donizetti Sgarbi
ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E USO DE JOGOS E MATERIAIS MANIPULATIVOS: REFLEXÕES COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO
Fabiany Cezário Dias Torezani, Sandra Aparecida Fraga, Dilza Côco
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL: A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM DEBATE
Dayane de Souza Gomes, Dilza Côco, Sandra Aparecida Fraga
ENSINO DE CONCEITOS QUÍMICOS ATRAVÉS DA PRODUÇÃO ARTESANAL DE SABÃO: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E CTSA.
Sannya Maria Britto Côgo, Vilma Reis Terra
“JOGO DIGITAL”: ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU
Marcus Antonio Vieira Dalvi, Isaura Alcina Martins Nobre
PROJETO “ABACAÍZES” NO ENSINO MÉDIO COM ENFOQUE CTS/CSTA: DEBATENDO A PRODUÇÃO DE ABACAXI NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Chirlei de Fátima Rodrigues, Sidnei Quezada Meireles Leite
POTENCIAL PEDAGÓGICO DA ESCOLA AMBIENTAL DE BODYBOARDING, ITAPARICA-ES: UMA PROPOSTA DE PROJETO EDUCATIVO COM VISTAS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA
Renata Subtil Torres, Manuella Villar Amado
ADEQUANDO ESPAÇOS EDUCATIVOS SUSTENTÁVEIS. A PRÁTICA DA SALA DE AULA NA CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DA COMUNIDADE LOCAL
Rosieli Geraldina Merotto Foletto, Maria das Graças Ferreiro Lobino
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO BÁSICO ESCOLAR: PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Ronaldo Leffler, Antônio Henrique Pinto
ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: USO DE PLANTAS MEDICINAIS COMO TEMA GERADOR COM ENFOQUE CTS/CTSA
Bárbara Fabris Barcellos, Sidnei Quezada Meireles Leite
O USO DE IMAGENS NO ENSINO DE CIÊNCIAS COMO FACILITADORES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ALUNOS SURDOS NAS SÉRIES INICIAIS
Michele Silva da Mata Caetano, Danielli Veiga Carneiro Sondermann
ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E O TALENTO LÓGICO-MATEMÁTICO: DISCUTINDO PRÁTICAS DE VALORIZAÇÃO DO SEU POTENCIAL NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Isabelle Steffânia Carvalho de Campos Bueno, Edmar Reis Thiengo
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ARITMÉTICO DE UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PROMOVENDO SUA AUTONOMIA EM SALA DE AULA
Elcio Pasolini Milli, Edmar Reis Thiengo
ATIVIDADES ESPORTIVAS NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O RESGATE DA CIDADANIA
Alana Moreira dos Santos, Michele Waltz Comarú
“O MUNDO A PARTIR DA FÍSICA”: ESTUDO DE CINEMÁTICA POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E O USO DO CELULAR NO ENSINO MÉDIO
Renata Perozini, Isaura Alcina Martins Nobre
GAMIFICANDO A MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ALUNOS PROTAGONISTAS DO SABER
Geovania Cezana Araujo Cunha, Isaura Alcina Martins Nobre
A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS POR MEIO DA DIFULGAÇÃO CIENTIFICA COMO FORMA DE COMBATER AO BULLYING
Luiz Felipe Freire, Carlos Roberto Pires Campos
AVALIAÇÃO: UMA NOÇÃO CHAVE EM QUALQUER EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Thays Xavier de Araújo, Rodolfo Chaves
PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DA AULA DE CAMPO: POTENCIALIDADES DA TRILHA DA LAGOA DE CARAÍS – PARQUE ESTADUAL PAULO CESAR VINHA (GUARAPARI/ES)
Ediane Santos Paganini Covre, Carlos Roberto Pires Campos
ENSINO-APRENDIZAGEM DAS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS A UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE WILLIAMS A PARTIR DE UM JOGO: ESTUDO DE CASO COM BASE NA DEFECTOLOGIA
Flavia Fassarella Cola dos Santos, Edmar Reis Thiengo
FEIRAS E MOSTRAS CIENTÍFICAS COMO INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - UM OLHAR SOBRE O MUNICÍPIO DE CARIACICA-ES
Fernanda Rodrigues Weigert, Carlos Roberto Pires Campos
O ENSINO DE PROPORCIONALIDADE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA
André Luiz dos Santos, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Oscar Luiz Teixeira de Rezende
INFLUÊNCIAS DO LESSON STUDY SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Jéssica Schultz Kuster, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza
UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE FUNÇÕES AFIM A PARTIR DE ATIVIDADES CONTEXTUALIZADAS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Eduardo José Furtado Pacheco, Ligia Arantes Sad
POTENCIALIDADES DAS PRÁTICAS COLABORATIVAS PARA A REALIZAÇÃO DE PROJETOS INVESTIGATIVOS NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO OS CONCEITOS DE ENERGIA E SUSTENTABILIDADE
Thalita Quinto Soares Ferreira, Mirian Jonis
SOFTWARES EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO
Jorge Schneider, Vanessa Battestin Nunes
UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA COM O USO DO APP INVENTOR: ESTUDANDO O CONCEITO DE ÁREA POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE APLICATIVOS PARA ANDROID.
Euna Sousa Araujo Santos, Rony Cláudio de oliveira Freitas
O ESTUDANTE E A ESCOLA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE SEXUAL: SER GAY NO IFES
Joel Almeida Neto, Edmar Reis Thiengo
SABERES DOCENTES E SUAS RELAÇÕES NO ENSINO DOS CONCEITOS DO CAMPO MULTIPLICATIVO
Andressa de Oliveira Faria Lorenzutti, Maria Auxiliadora Vilela Paiva
DA BRANCA DE NEVE A PANTERA NEGRA: (DES) CONSTRUINDO O RACISMO POR INTERMÉDIO DE CONTOS DE FADAS (IN) ADAPTADOS
Alinny Rodrigues Emerich, Edmar Reis Thiengo
ARQUEOASTRONOMIA NA PERSPECTIVA TUPI-GUARANI: UMA EXPERIÊNCIA NA ALDEIA INDÍGENA DE BOA ESPERANÇA (ARACRUZ-ES)
Andreão Cora, Carlos Roberto Pires Campos
AS ÁGUAS DO MUNICÍPIO DE ITAPEMIRIM - ES: UMA ABORDAGEM TEMÁTICA PARA POTENCIALIZAR ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL COM VISTAS A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Arlon Peixoto Ribeiro, Manuella Villar Amado
ALGUMAS INFLUÊNCIAS DO MÉTODO LESSON STUDY PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM AULAS QUE PROMOVAM A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE VOLUME
Roger Artur Jähring Wanderley, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza
ARITMÉTICA PITAGÓRICA: DINÂMICA DA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO MATEMÁTICO EM PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Tiago Magno de Souza Dutra, Rodolfo Chaves
ENSINO DE CIÊNCIAS POR ABORDAGEM TEMÁTICA A PARTIR DA HORTA EDUCATIVA: UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Yara Cândido dos Santos, Maria das Graças Ferreiro Lobino


Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática

Instituto Federal do Espírito Santo