Papers
A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO AMBINTE PARA AUMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E REFLEXIVA. | |
Eciane Maria de Paula Sousa, Oscar Luiz Teixeira de Rezende |
REFLEXOS NO AUTOCONCEITO EM MATEMÁTICA A PARTIR DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA | |
Tatiane da Silva Lima, Luciano Lessa Lorenzoni |
VALORIZAÇÃO E INSERÇÃO DOS SABERES GUARANI NAS AULAS DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM OLHAR ETNOMATEMÁTICO | |
Ana Paula Avedo Moura, Lígia Arantes Sad |
ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA E PENSAMENTO CRÍTICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS NA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DE VILA VELHA | |
Emanuel de Sousa Nardoto, Sidnei Quezada Meireles Leite |
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA | |
Alexandre Carlos Augusto Souza Nascimento, Oscar Luiz Teixeira de Rezende |
AS ADVERSIDADES NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II | |
Ramon Volpasso Crescencio, Alex Jordane de Oliveira, Danielli Veiga Carneiro Sonderman |
A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA COMO MEIO DE PROMOÇÃO DA AUTONOMIA | |
Maria Aparecida Rodrigues Campos, Antônio Donizetti Sgarbi |
ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E USO DE JOGOS E MATERIAIS MANIPULATIVOS: REFLEXÕES COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO | |
Fabiany Cezário Dias Torezani, Sandra Aparecida Fraga, Dilza Côco |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL: A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM DEBATE | |
Dayane de Souza Gomes, Dilza Côco, Sandra Aparecida Fraga |
ENSINO DE CONCEITOS QUÍMICOS ATRAVÉS DA PRODUÇÃO ARTESANAL DE SABÃO: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E CTSA. | |
Sannya Maria Britto Côgo, Vilma Reis Terra |
“JOGO DIGITAL”: ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU | |
Marcus Antonio Vieira Dalvi, Isaura Alcina Martins Nobre |
PROJETO “ABACAÍZES” NO ENSINO MÉDIO COM ENFOQUE CTS/CSTA: DEBATENDO A PRODUÇÃO DE ABACAXI NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO | |
Chirlei de Fátima Rodrigues, Sidnei Quezada Meireles Leite |
POTENCIAL PEDAGÓGICO DA ESCOLA AMBIENTAL DE BODYBOARDING, ITAPARICA-ES: UMA PROPOSTA DE PROJETO EDUCATIVO COM VISTAS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA | |
Renata Subtil Torres, Manuella Villar Amado |
ADEQUANDO ESPAÇOS EDUCATIVOS SUSTENTÁVEIS. A PRÁTICA DA SALA DE AULA NA CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DA COMUNIDADE LOCAL | |
Rosieli Geraldina Merotto Foletto, Maria das Graças Ferreiro Lobino |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO BÁSICO ESCOLAR: PLANEJAMENTO FINANCEIRO | |
Ronaldo Leffler, Antônio Henrique Pinto |
ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA: USO DE PLANTAS MEDICINAIS COMO TEMA GERADOR COM ENFOQUE CTS/CTSA | |
Bárbara Fabris Barcellos, Sidnei Quezada Meireles Leite |
O USO DE IMAGENS NO ENSINO DE CIÊNCIAS COMO FACILITADORES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ALUNOS SURDOS NAS SÉRIES INICIAIS | |
Michele Silva da Mata Caetano, Danielli Veiga Carneiro Sondermann |
ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E O TALENTO LÓGICO-MATEMÁTICO: DISCUTINDO PRÁTICAS DE VALORIZAÇÃO DO SEU POTENCIAL NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | |
Isabelle Steffânia Carvalho de Campos Bueno, Edmar Reis Thiengo |
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ARITMÉTICO DE UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PROMOVENDO SUA AUTONOMIA EM SALA DE AULA | |
Elcio Pasolini Milli, Edmar Reis Thiengo |
ATIVIDADES ESPORTIVAS NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O RESGATE DA CIDADANIA | |
Alana Moreira dos Santos, Michele Waltz Comarú |
“O MUNDO A PARTIR DA FÍSICA”: ESTUDO DE CINEMÁTICA POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E O USO DO CELULAR NO ENSINO MÉDIO | |
Renata Perozini, Isaura Alcina Martins Nobre |
GAMIFICANDO A MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ALUNOS PROTAGONISTAS DO SABER | |
Geovania Cezana Araujo Cunha, Isaura Alcina Martins Nobre |
A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS POR MEIO DA DIFULGAÇÃO CIENTIFICA COMO FORMA DE COMBATER AO BULLYING | |
Luiz Felipe Freire, Carlos Roberto Pires Campos |
AVALIAÇÃO: UMA NOÇÃO CHAVE EM QUALQUER EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Thays Xavier de Araújo, Rodolfo Chaves |
PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DA AULA DE CAMPO: POTENCIALIDADES DA TRILHA DA LAGOA DE CARAÍS – PARQUE ESTADUAL PAULO CESAR VINHA (GUARAPARI/ES) | |
Ediane Santos Paganini Covre, Carlos Roberto Pires Campos |
ENSINO-APRENDIZAGEM DAS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS A UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE WILLIAMS A PARTIR DE UM JOGO: ESTUDO DE CASO COM BASE NA DEFECTOLOGIA | |
Flavia Fassarella Cola dos Santos, Edmar Reis Thiengo |
FEIRAS E MOSTRAS CIENTÍFICAS COMO INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - UM OLHAR SOBRE O MUNICÍPIO DE CARIACICA-ES | |
Fernanda Rodrigues Weigert, Carlos Roberto Pires Campos |
O ENSINO DE PROPORCIONALIDADE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA | |
André Luiz dos Santos, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Oscar Luiz Teixeira de Rezende |
INFLUÊNCIAS DO LESSON STUDY SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
Jéssica Schultz Kuster, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza |
UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE FUNÇÕES AFIM A PARTIR DE ATIVIDADES CONTEXTUALIZADAS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO | |
Eduardo José Furtado Pacheco, Ligia Arantes Sad |
POTENCIALIDADES DAS PRÁTICAS COLABORATIVAS PARA A REALIZAÇÃO DE PROJETOS INVESTIGATIVOS NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO OS CONCEITOS DE ENERGIA E SUSTENTABILIDADE | |
Thalita Quinto Soares Ferreira, Mirian Jonis |
SOFTWARES EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO | |
Jorge Schneider, Vanessa Battestin Nunes |
UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA COM O USO DO APP INVENTOR: ESTUDANDO O CONCEITO DE ÁREA POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE APLICATIVOS PARA ANDROID. | |
Euna Sousa Araujo Santos, Rony Cláudio de oliveira Freitas |
O ESTUDANTE E A ESCOLA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE SEXUAL: SER GAY NO IFES | |
Joel Almeida Neto, Edmar Reis Thiengo |
SABERES DOCENTES E SUAS RELAÇÕES NO ENSINO DOS CONCEITOS DO CAMPO MULTIPLICATIVO | |
Andressa de Oliveira Faria Lorenzutti, Maria Auxiliadora Vilela Paiva |
DA BRANCA DE NEVE A PANTERA NEGRA: (DES) CONSTRUINDO O RACISMO POR INTERMÉDIO DE CONTOS DE FADAS (IN) ADAPTADOS | |
Alinny Rodrigues Emerich, Edmar Reis Thiengo |
ARQUEOASTRONOMIA NA PERSPECTIVA TUPI-GUARANI: UMA EXPERIÊNCIA NA ALDEIA INDÍGENA DE BOA ESPERANÇA (ARACRUZ-ES) | |
Andreão Cora, Carlos Roberto Pires Campos |
AS ÁGUAS DO MUNICÍPIO DE ITAPEMIRIM - ES: UMA ABORDAGEM TEMÁTICA PARA POTENCIALIZAR ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL COM VISTAS A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA | |
Arlon Peixoto Ribeiro, Manuella Villar Amado |
ALGUMAS INFLUÊNCIAS DO MÉTODO LESSON STUDY PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM AULAS QUE PROMOVAM A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE VOLUME | |
Roger Artur Jähring Wanderley, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza |
ARITMÉTICA PITAGÓRICA: DINÂMICA DA PRODUÇÃO DE SIGNIFICADO MATEMÁTICO EM PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Tiago Magno de Souza Dutra, Rodolfo Chaves |
ENSINO DE CIÊNCIAS POR ABORDAGEM TEMÁTICA A PARTIR DA HORTA EDUCATIVA: UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Yara Cândido dos Santos, Maria das Graças Ferreiro Lobino |
Seminário de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática
Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática
Instituto Federal do Espírito Santo