Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E USO DE JOGOS E MATERIAIS MANIPULATIVOS: REFLEXÕES COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO

Fabiany Cezário Dias Torezani, Sandra Aparecida Fraga, Dilza Côco

Última alteração: 2017-12-02

Resumo


A realização deste trabalho motivou-se por reconhecer que a criança é um ser social, que por meio de sua atividade principal poderá internalizar conhecimentos e com esta apropriação agir sobre o mundo.  No que se refere a conhecimentos matemáticos, percebemos que são pouco trabalhados na educação infantil e dessa forma o aluno nesta etapa de ensino pouco se apropria desses conhecimentos. Compreendendo o importante papel do docente como mediador neste processo, evidenciaremos a atividade orientadora de ensino como movimento fundamental para o professor. Para isto, buscamos embasamentos na perspectiva da Teoria Histórico – Cultural, Teoria da AOE de Ensino, objetivando analisar como professores da educação infantil em formação continuada utilizaram recursos manipulativos e jogos nas AOE para ensinarem conceitos matemáticos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa a partir de um experimento didático-formativo, e analisaremos o movimento em formação continuada das professoras de EI. Realizaremos um curso de extensão que buscará contribuir com reflexões sobre as mediações realizadas pelos professores em sala de aula na utilização materiais manipulativos/jogo e a atividade principal da criança, e como esta prática contribui para a apropriação de conhecimentos matemáticos. Diante disto, os instrumentos de produção de dados serão relatos de experiências pelos professores participantes, questionários e registros gravados durante toda a formação com autorização prévia dos docentes. Como proposta do produto educacional, organizaremos um guia sobre utilização de materiais manipuláveis e jogos para o ensino de matemática na educação infantil.

 

Palavras-chave: Formação docente; educação Infantil; Atividade Orientadora de Ensino; Teoria Histórico-Cultural.