Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

INFLUÊNCIAS DO LESSON STUDY SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Jéssica Schultz Kuster, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza

Última alteração: 2017-12-04

Resumo


A utilização da Resolução de Problemas é prevista em vários documentos norteadores da educação básica no Brasil e também em outros países do mundo. Seja pelo docente não conhecer ou não dominar o método, se sentir inseguro com a imprevisibilidade inerente a aulas baseadas na resolução e pelos possíveis questionamentos dos alunos ou mesmo pela ausência ou insuficiência de planejamentos eficazes, a Resolução de Problemas ainda é pouco utilizada pelos professores no Brasil. Diante disso, neste projeto de pesquisa propõe-se estudar como o Lesson Study pode contribuir para o planejamento e execução de aulas potenciais em problemas verbais mal estruturados de matemática. O trabalho contará para o aporte teórico e metodológico de Pólya, Souza e Guimarães, Abrantes e Schoenfeld para a Resolução de problemas; Ball, Ponte, Thames e Phelps para apoiarem a formação dos professores de matemática; Fujii, Fernadez e Yoshida, Takahashi, Isoda, Souza, Wrobel e Gaigher para o Lesson Study. A pesquisa qualitativa será realizada com cerca de doze professores de matemática que atuam na rede municipal de Vitória. Temos o objetivo de identificar avanços e obstáculos que esses professores de matemática apresentam em planejamentos e execuções prévios e posteriores ao Lesson Study. Os resultados da pesquisa poderão se prestar à construção de um vídeo que expresse avanços e obstáculos observados a fim de contribuir com a formação da comunidade de educadores matemáticos

 

Palavras-chave: Lesson Study. formação continuada. matemática. resolução de problemas.