Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA E PENSAMENTO CRÍTICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS NA SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO DE VILA VELHA

Emanuel de Sousa Nardoto, Sidnei Quezada Meireles Leite

Última alteração: 2017-12-01

Resumo


O objetivo desta pesquisa é o de estudar os aspectos metodológicos de uma formação de profissionais de ciências naturais do ensino fundamental, tendo em vista o uso de temáticas sociocientíficas por meio da abordagem temática freireana para promoção do pensamento crítico. O planejamento do curso de formação continuada prevê sua realização no segundo semestre de 2018, na Superintendência de Educação de Vila Velha em conjunto com o suporte de EAD do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância do Instituto Federal do Espírito Santo. Trata-se de uma investigação qualitativa, cujos dados serão produzidos a partir de observações, relatos orais e escritos e questionários, fotografias, além de leituras de documentos oficiais. Inspirado no trabalho de formação continuada realizada no âmbito da Rede Estadual de Educação do Espírito Santo (LEITE, 2012), será planejado um curso de extensão semipresencial, utilizando a perspectiva da abordagem temática freireana, com carga horária total igual a 96 horas, a fim de atender inicialmente 30 vagas para professores de ciências naturais do ensino fundamental, pertencentes a Superintendência de Educação de Vila Velha. A ideia é perpassar por conceitos de ciências naturais relacionados as temáticas sociocientíficas característicos do Estado do Espírito Santo, por exemplo, produção de laticínios, produção de frutas, produção artesanal de açúcar, produção de pescados, perpassando por aspectos sociotecnológicos, sociocientíficos, socioculturais, socioeconômicos e socioambientais. Serão analisados os aspectos transversais da educação em ciências, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais que apresentam os temas transversais (BRASIL, 1997) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (BRASIL, 2013). Os aspectos metodológicos e pedagógicos da formação de professores serão analisados com base em Freire (2005), Gauthier (2006), Tardif (2002) e Nóvoa (1992). Os aspectos sociofilosóficos serão analisados com base no pensamento crítico de Lipman (1995). Os dados desta pesquisa fomentarão a construção de um produto educacional contendo orientações e propostas pedagógicas de abordagem de alguns temas a serem selecionados.

 

 

Palavras-chave: formação de profissionais da educação; educação em ciências; abordagem temática freireana; temas transversais.