Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

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O ENSINO DE PROPORCIONALIDADE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA

André Luiz dos Santos, Maria Auxiliadora Vilela Paiva, Oscar Luiz Teixeira de Rezende

Última alteração: 2017-12-04

Resumo


Esta pesquisa de mestrado está vinculada à linha de formação de professores que ensinam matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo – Educimat/Ifes. Nossa pesquisa terá cunho qualitativo e algumas características de uma pesquisa-ação. Utilizaremos como instrumentos de coleta de dados questionários, entrevistas semiestruturadas, entrevistas coletivas, observação participante, diário de campo e gravações de áudio e vídeo. Nossa base teórica será composta por Freire (1996) no que se refere ao contexto social que permeia a formação de professores, Ponte (2005) nos referenciará quanto à formação do professor de matemática, Barbosa (2001) quanto à modelagem matemática e Skovsmose (2001) quanto à educação matemática crítica. Por fim espera-se que com essa pesquisa seja construído um guia que possa orientar cursos de formação de professores indicando possíveis caminhos para que se trabalhe a proporcionalidade na perspectiva da Educação Matemática Crítica.

 

Palavras-chave: Formação Continuada. Educação Matemática Crítica. Proporcionalidade. Modelagem Matemática.