Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

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AS ÁGUAS DO MUNICÍPIO DE ITAPEMIRIM - ES: UMA ABORDAGEM TEMÁTICA PARA POTENCIALIZAR ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL COM VISTAS A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Arlon Peixoto Ribeiro, Manuella Villar Amado

Última alteração: 2017-12-05

Resumo


A pesquisa objetiva investigar as contribuições pedagógicas da hidrografia do município de Itapemirim-ES, por meio de aulas de campo em diferentes pontos formados por corpos d’água, que subsidiariam debates sobre os impactos causados pelas ações antrópicas potencializando a participação social nos problemas que emergem da complexa relação entre Homem e a Natureza. A pesquisa será de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. Para a coleta de dados, serão utilizadas as técnicas de observação participante, notas de campo, diário de bordo, fotografias, videogravação. Participarão da pesquisa em torno de 30 alunos de uma turma de 6º ano, turno matutino, da EMEI.F Elvira Meale Lesqueves. A pesquisa será desenvolvida em quatro etapas: Caracterização dos espaços de educação não formal do município de Itapemirim; Elaboração das propostas pedagógicas com abordagem temática as “Águas do município de Itapemirim”; Validação das propostas pedagógicas e Análise da Alfabetização Científica. Analisaremos os dados produzidos a partir das potencialidade educacionais para o desenvolvimento de aulas que dialogue com o ensino dos conceitos científicos, buscando avançar com a Alfabetização científica. Com a pesquisa, espera-se desenvolver um guia didático com possibilidades pedagógicas que seja possível de enriquecer as aulas dos docentes que lecionam a disciplina de ciências. Para fundamentar o trabalho, utilizamos os referenciais teóricos da abordagem temática de Freire (, 1987, 1996, 2004, 2011), da alfabetização científica de Chassot (2000, 2004) e da educação não formal de Ghon (2010).

 

Palavras-chave: Palavras-chave: alfabetização científica; espaços de educação não formal; educação científica; cidadania.