REFLEXOS NO AUTOCONCEITO EM MATEMÁTICA A PARTIR DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA
Última alteração: 2017-12-02
Resumo
A importância de adoção de novas metodologias nas aulas de Matemática tem se ampliado nas últimas décadas, apontando para a necessidade de se construir um ambiente motivador e dinâmico em sala de aula, onde os alunos possam ter a oportunidade de visualizar as aplicações da matemática no seu dia a dia e indagar a respeito delas. Nesse direcionamento, este trabalho tem como objetivo investigar possíveis influências da Modelagem Matemática no autoconceito dos alunos em relação à Matemática. A Modelagem Matemática será vista na perspectiva sóciocrítica e o autoconceito fundamentado na teoria sóciocognitiva de Bandura (1986). Esta é uma pesquisa qualitativa cujos sujeitos serão estudantes do 9° ano matriculados em uma escola pública municipal da Prefeitura de Vitória/ES. Os instrumentos de coleta de dados adotados serão uma escala de autoconceito em relação à matemática, proposta por Pajares e Miller (1994), diários de bordo da pesquisadora e dos alunos, anotações e gravações de áudio/vídeo. Espera-se desenvolver um guia didático, com atividades práticas do cotidiano, que auxiliem docentes no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos.
Palavras-chave: Matemática. Autoconceito em Matemática. Modelagem Matemática. Ambiente de Aprendizagem.