Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

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O ESTUDANTE E A ESCOLA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE SEXUAL: SER GAY NO IFES

Joel Almeida Neto, Edmar Reis Thiengo

Última alteração: 2017-12-05

Resumo


Dada a perpetuação de atitudes preconceituosas e violentas relacionadas à diversidade sexual dentro das escolas, a pouca visibilidade dessa temática nas políticas públicas voltadas para o ensino, o protagonismo do papel da escola na formação de cidadãos e da banalização ideológica que o assunto é tratado. O objetivo dessa pesquisa é proporcionar que os estudantes gays do Ensino Médio se expressem para entender como o ambiente escolar do IFES - Campus Vitória influencia na formação da sua identidade sexual. Pretende investigar como acontece a formação da identidade sexual dos estudantes gays no âmbito individual e coletivo. Identificar as situações de conflitos que acontecem na escola devido sua orientação sexual e possíveis mecanismos que a instituição de ensino utiliza para favorecer a manifestação dessa diversidade sexual. Fundamenta-se nos estudos de Michel Foucault acerca da sexualidade e das relações de poderes sobre o corpo, discutirá as possibilidades teórico-pedagógicas de se trabalhar a diversidade sexual no ambiente escolar. Baseado em Barbier (2007), será feita uma pesquisa-ação que procura compreender os anseios desses sujeitos e construir coletivamente alternativas em prol da diversidade sexual no ambiente escolar. A coleta de dados será feita por meio de entrevistas semi-estruturadas individualizadas e por grupos de discussão. O produto educacional terá como norteador a valorização da diversidade sexual e será construído conforme a demanda dos próprios estudantes.

 

Palavras-chave: Diversidade Sexual. Identidade Sexual. Homossexualidade. Homofobia. Ambiente Escolar.