Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

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ATIVIDADES ESPORTIVAS NA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS PARA O RESGATE DA CIDADANIA

Alana Moreira dos Santos, Michele Waltz Comarú

Última alteração: 2017-12-04

Resumo


A atividade esportiva tem muito a contribuir, por meio de suas práticas que promovem a integração, a saúde, estimulo ao trabalho, ao lazer, à atividade física e, principalmente, na luta contra preconceitos. Esta pesquisa pretende analisar como o esporte trabalhado de forma interdisciplinar na escola de tempo integral, pode contribuir para o resgate da cidadania de crianças e jovens que se encontram inseridos em regiões de grande vulnerabilidade social na grande vitória. Um dos desafios é oferecer não somente o que a educação física já faz no modelo tradicional escolar. Promovendo atividades baseadas no conhecimento das características culturais da comunidade onde o aluno está inserido. Nesse processo busca-se discutir a importância do professor de educação física que está aprimorando formas de contribuir para o resgate do jovem/criança que está em risco social junto com a comunidade escolar para promover a formação cidadã do/a aluno/a. Abordando assim aspectos nos quais os alunos vivenciem práticas corporais em que possam ver, conhecer, reconhecer, sentir, experimentar, criar e refletir. Organizando os ambientes de aprendizagem de forma interdisciplinar, valorizando o movimento como uma capacidade expressiva e intencional para esses alunos.

 

Palavras-chave: Aprendizagem. Interdisciplinaridade. Esporte. Escola de Tempo Integral