Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

AVALIAÇÃO: UMA NOÇÃO CHAVE EM QUALQUER EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Thays Xavier de Araújo, Rodolfo Chaves

Última alteração: 2017-12-04

Resumo


Este projeto de pesquisa objetiva expor os caminhos metodológicos, o objeto, o cenário, bem como os atores do processo, que visa analisar da produção de significado matemático e didático-pedagógico em relação a processos avaliativos em aulas de Matemática. As ações desenvolvidas durante a pesquisa, serão de cunho qualitativo, constituídas nos moldes de um estudo de caso, com o propósito de promover reflexões, discussões e intervenções, tanto por parte dos pesquisadores quanto por parte dos sujeitos da pesquisa. Pretendemos intervir e levar à reflexão a respeito de paradigmas existentes nos processos avaliativos utilizados no Ensino Tradicional de Matemática e confrontá-lo com proposta de avaliação que se pautam na Assimilação Solidária. Essa proposta incide no fato de propormos que professores de Matemática (em formação inicial e continuada) pensem de forma reflexiva sobre sua prática pedagógica, no seu cotidiano escolar, seja como professor ou como aluno de Licenciatura em Matemática, bem como nas suas atitudes ao avaliar. Por esse motivo, optamos por desenvolver a pesquisa com alunos e professores do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Vitória. Adotaremos como fundamentação teórica o Modelo dos Campos Semânticos (MCS), na perspectiva da produção de significado e de conhecimento, bem como utilizaremos o procedimento de análise de narrativas de singularidades e convergências. Todos esses procedimentos adotaremos com o intuito de responder a pergunta-diretriz: Quais os significados produzidos pelos atores do processo, quando apresentados a uma discussão e uma possível proposta de práticas avaliativas a partir de intervenções autorreguladas?

Palavras-chave: Dinâmica da produção de significado. Avaliação. Formação inicial de professores de Matemática. Assimilação Solidária.