Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

DA BRANCA DE NEVE A PANTERA NEGRA: (DES) CONSTRUINDO O RACISMO POR INTERMÉDIO DE CONTOS DE FADAS (IN) ADAPTADOS

Alinny Rodrigues Emerich, Edmar Reis Thiengo

Última alteração: 2017-12-05

Resumo


Este trabalho procura compreender como os contos de fadas podem interferir no processo de construção da identidade negra nas crianças. Perscrutaremos em nossa pesquisa a seguinte pergunta: Como (des)construir a discriminação e racismo por intermédio do uso de contos de fadas? Em nossos referenciais teóricos para compreender a história social da criança e infância destacaremos Aries (1981) que diz que a infância é uma invenção da modernidade e fruto de um processo histórico. Discutiremos o potencial dos contos de fadas na formação identitária das crianças com aporte de Betthelheim (2004) que afirma que os contos de fadas direcionam as crianças para a descoberta de sua identidade e comunicação, sugerindo expectativas para maior desenvolvimento em seu caráter. Elucidaremos em nosso trabalho que espaço escolar é algo muito mais violento e complexo do que se pode parecer, é um ambiente que muitas vezes dita padrões, inspirando-nos em Miskolci (2005). Nossa pesquisa será de cunho qualitativo, sob o método pesquisa-ação, fundamentada em Barbier (2007), buscando atuar de forma efetiva para possíveis mudanças a respeito da temática da equidade racial. O produto educacional consiste na confecção de um livro de contos de fadas, que através de seu simbolismo consegue ajudar a criança a resolver seus problemas internos no mundo do faz de contas levando-as a um mundo imaginário. O livro abordará de forma inovadora as questões que precisam permear nosso ambiente escolar de forma emergente, a fim de lutar contra o modelo hegemônico de sociedade que vivemos.

 

Palavras-chave: Criança. Formação da Identidade. Desconstrução do Racismo. Contos de Fadas. Educação Infantil.