Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ENSINO DE CIÊNCIAS POR ABORDAGEM TEMÁTICA A PARTIR DA HORTA EDUCATIVA: UMA PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Yara Cândido dos Santos, Maria das Graças Ferreiro Lobino

Última alteração: 2017-12-05

Resumo


O ensino de Ciências por Abordagem Temática proposta por Delizoicov et al (2002) a partir dos temas geradores de Paulo Freire auxiliam na escolha dos conteúdos a serem contemplados no ensino a partir de uma visão mais totalitária e inter/transdisciplinar, envolvendo não só os conteúdos de Ciências em si, mas também o contexto social em que o aluno vive e sua dimensão histórico-cultural. Com o intuito de potencializar a alfabetização científica dos alunos a partir dessa abordagem e da Horta Educativa, esta pesquisa pretende analisar as potencialidades do ensino de Ciências por abordagem temática a partir da horta educativa para a promoção da alfabetização científica dos alunos de ensino fundamental. O percurso metodológico adotado seguirá as etapas de levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos e dos conteúdos de ciências a serem explorados em suas dimensões social, histórica e cultural. Além de atividades práticas na Horta, discussões em rodas de conversa e registro de dados pelos alunos, a partir dos quais será feita uma análise de conteúdo.

 

Palavras-chave: Alfabetização Científica. Abordagem Temática. Inter/transdisciplinar. Horta Educativa.