Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

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A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO AMBINTE PARA AUMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E REFLEXIVA.

Eciane Maria de Paula Sousa, Oscar Luiz Teixeira de Rezende

Última alteração: 2017-12-02

Resumo


Muito se discute sobre o ensino de Matemática e sua importância fora do contexto escolar. Desejamos dar aos alunos condições de intervirem de forma significativa no meio em que vivem, agindo como cidadãos críticos e capazes de transformar sua realidade. Diante disso, o nosso objetivo é analisar a aprendizagem significativa de números racionais por meio de uma atividade de Modelagem Matemática. A nossa pesquisa terá como bases teóricas a aprendizagem significativa de David Ausubel, a Educação Matemática Critica, na visão de Ole Skovsmose, e a Modelagem Matemática na perspectiva sociocrítica que terá com referência Jonei Barbosa. A sequência de ensino será aplicada a alunos do 6° ano do ensino fundamental em  uma escola pública no município de Barra de São Francisco - ES. Para analisar o ambiente de aprendizagem utilizaremos o diário de bordo, do professor e dos alunos, e gravações em áudio. A aprendizagem significativa será analisada por meio de mapas conceituais decorrentes da teoria cognitiva de David Ausbel. A nossa expectativa com a pesquisa é que a atividade de Modelagem Matemática na perspectiva sociocrítica contribua para a construção de um ambiente de aprendizagem que propicie ao aluno uma aprendizagem significativa e reflexiva. Quanto ao produto educacional o nosso objetivo é construir um guia didático que permita um diálogo com outros professores sobre as contribuições da Modelagem Matemática para a aprendizagem significativa e reflexiva dos alunos.

 

Palavras-chave: Aprendizagem Significativa, Modelagem Matemática, Números racionais.