Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

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FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA HISTÓRICO CULTURAL: A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM DEBATE

Dayane de Souza Gomes, Dilza Côco, Sandra Aparecida Fraga

Última alteração: 2017-12-02

Resumo


Este texto apresenta um projeto de pesquisa a ser desenvolvido junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Ciências e Matemática (EDUCIMAT). Trata-se de uma proposta vinculada a linha de formação de professores, que visa desenvolver ação de formação continuada com professores da educação infantil na área de educação matemática. Tal ação será coordenada pelo Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas de Matemática (GRUPEM) e consistirá em um curso de extensão na modalidade semi-presencial. A organização das ações formativas toma como fundamento teórico-metodológico proposições da abordagem Histórico Cultural a partir de autores como Vigotski, Leontiev e Moura. Visa analisar indícios que revelam o movimento formativo de professores da educação infantil e os efeitos na atividade pedagógica dos participantes. Para isso nos alinhamos aos princípios metodológicos do materialismo histórico dialético, que propõe o estudo de fenômenos em seu processo de constituição. A ação formativa pretende contribuir com a atividade de ensino do professor partindo da necessidade apresentada pelo mesmo em relação a conhecimentos matemáticos. A produção dos dados será realizada por meio de filmagem, áudio, fotografias e atividades produzidas pelos professores oriundas do curso. A partir dessa ação formativa, confeccionaremos como produto educacional um guia sobre a formação continuada de professores da educação infantil.

 

Palavras-chave: Formação de professores da Educação Infantil; Atividade Orientadora de Ensino; Educação matemática.