Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE FUNÇÕES AFIM A PARTIR DE ATIVIDADES CONTEXTUALIZADAS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Eduardo José Furtado Pacheco, Ligia Arantes Sad

Última alteração: 2017-12-05

Resumo


A presente pesquisa tem por objetivo analisar o desenvolvimento de determinadas atividades elaboradas nas aulas de matemática com os discentes do Ensino Médio que sejam capazes de favorecer uma aprendizagem significativa, por meio de um método contextualizado em que as atividades contemplam a matemática presente no cotidiano. Serão compartilhadas aqui as considerações, cujos estas serão as observações e experiências que contemplarão nas aulas de matemática. Esta pesquisa tem como teóricos David Ausubel, Ubiratam D’Ambrósio e Paulo Freire. Serão relatadas as questões resultantes com base nos questionamentos apresentados, os sujeitos incluídos na pesquisa, as tarefas desenvolvidas na sala de aula e as considerações finais decorrentes da mesma. O estudo dos resultados será elaborado a partir das atividades que colaboraram numa aprendizagem significativa, analisando de que forma o seu contexto induziram nas relações que elas designam. Discorre de uma pesquisa qualitativa, que aplicará numa investigação para coleta de dados. De forma segura, os respectivos resultados irão se atribuir à realidade relatada, cujo fará parte desse procedimento, em harmonia com estas próprias situações.

Palavras-chave: Aprendizagem significativa, Atividades contextualizadas, funções afim, Ensino Médio