Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ENSINO-APRENDIZAGEM DAS ESTRUTURAS MULTIPLICATIVAS A UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE WILLIAMS A PARTIR DE UM JOGO: ESTUDO DE CASO COM BASE NA DEFECTOLOGIA

Flavia Fassarella Cola dos Santos, Edmar Reis Thiengo

Última alteração: 2017-12-04

Resumo


A pesquisa intenciona fazer uma análise de como o ensino-aprendizagem da multiplicação a uma criança com Síndrome de Williams pode ser favorecido por um jogo, tendo por fundamento de aplicação e análise os princípios da Defectologia. Almeja-se responder ao problema: como o ensino-aprendizagem da multiplicação a uma criança com Síndrome de Williams pode ser favorecido por um jogo, tendo por base o princípio da Defectologia? Nessa perspectiva, a análise terá como referencial teórico as descrições de Fernandes (2014) e Silveira (2014) referentes à Síndrome de Williams; as contribuições Vygotskyanas para o trabalho educativo com a criança deficiente; as abordagens de Martins e Thiengo (2017) sobre o ensino de matemática ao deficiente e as recomendações de Vygotsky envolvendo o processo de ensino-aprendizagem a partir do jogo. Titula-se como uma pesquisa qualitativa, apresentando como percurso metodológico o estudo de caso exploratório único, definido por Yin (2001), com o propósito de verificar a validade da utilização do lúdico na aprendizagem de uma criança com Síndrome de Williams e direcionada para a investigação dos fundamentos da Defectologia de Vygotsky em um contexto de aprendizagem vivenciado por um estudante deficiente intelectual. No desfecho da pesquisa, planeja-se elaborar um guia didático direcionado a auxiliar o processo de ensino-aprendizagem do campo conceitual das estruturas multiplicativas a um discente com a Síndrome. Em suma, a pesquisa pretende investigar alternativas metodológicas, com o jogo, que contribuem para o desenvolvimento cognitivo de discentes com Síndrome de Williams. Espera-se que as abordagens Vygotskyanas possam contribuir para a educação inclusiva.

 

Palavras-chave: Síndrome de Williams. Deficiência Intelectual. Defectologia. Ensino-Aprendizagem da Multiplicação. Jogo.