Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

FEIRAS E MOSTRAS CIENTÍFICAS COMO INSTRUMENTO DE DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL - UM OLHAR SOBRE O MUNICÍPIO DE CARIACICA-ES

Fernanda Rodrigues Weigert, Carlos Roberto Pires Campos

Última alteração: 2017-12-04

Resumo


Essa pesquisa se justifica na percepção do atual e crescente volume de informações, sobretudo relacionadas à ciência, tecnologia e sustentabilidade lançados sobre a sociedade por todos os veículos de comunicação, e que se desvelam significativamente enganosas ou inconsistentes, permitindo que o receptor seja tendencioso ou não crítico em suas percepções sobre diversos temas vinculados à Ciência. É essencial que o indivíduo consiga fazer um paralelo entre o mundo ao seu redor e as informações científicas que chegam até ele,  trazendo para si um significado concreto de mundo. Desta forma, teremos um indivíduo alfabetizado cientificamente, tendo a capacidade de se posicionar criticamente diante dos fenômenos que permeiam o mundo que o cerca. Um dos instrumentos expressivamente eficazes para promover a divulgação científica são as mostras científicas realizadas em espaços formais e não formais de educação. Nesse contexto, foi realizada uma mostra científica na EMEF Stélida Dias, localizada no município de Cariacica, na qual foi possível promover a divulgação científica por meio das pesquisas e trabalhos desenvolvidos, expostos e apresentados pelos alunos dos 6º ao 9º anos do ensino fundamental, com o intuito de promover a popularização da Ciência e oportunizar a alfabetização científica à comunidade escolar e aos próprios estudantes participantes ativos do processo.

 

Palavras-chave: Divulgação científica, popularização da Ciência, cultura científica, Feiras de Ciências, alfabetização científica.