Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

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“O MUNDO A PARTIR DA FÍSICA”: ESTUDO DE CINEMÁTICA POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E O USO DO CELULAR NO ENSINO MÉDIO

Renata Perozini, Isaura Alcina Martins Nobre

Última alteração: 2017-12-04

Resumo


Esta pesquisa se propõe a aplicar e analisar situações de aprendizagem relacionadas aos conceitos da cinemática em aulas de física do ensino básico, fundamentadas na utilização do método Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based-Learning - PBL) e o uso do celular como recurso pedagógico. Para tal será realizada em uma turma do 1º ano do ensino médio de uma escola estadual do munícipio de Vila Velha uma sequência de atividades que contemplará todas as etapas de um ensino baseado no PBL. Por reconhecer no celular um recurso de múltiplas possibilidades, e que normalmente são usados pelos alunos com finalidades alheias às aulas. O sistema que iremos utilizar na pesquisa será o TSPA: o estudante fornece seu próprio aparelho, o que é comumente chamado de “traga seu próprio aparelho”. O modelo TSPA é barato: os custos dos aparelhos, a manutenção e os planos de conectividade, em geral, são pagos pelos estudantes. Consequentemente, os projetos TSPA podem ser inseridos rapidamente em instituições onde a maioria das pessoas possui um aparelho móvel. E para refletir sobre estas práticas nos apoiaremos em especial nos estudos de John Dewey e na teoria de aprendizagem sócio interacionista de Vygotsky.

 

Palavras-chave: Aprendizagem Baseada em Problemas. Uso do Celular. Ensino Médio. Cinemática. Tecnologias Educacionais.