Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

O USO DE IMAGENS NO ENSINO DE CIÊNCIAS COMO FACILITADORES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA ALUNOS SURDOS NAS SÉRIES INICIAIS

Michele Silva da Mata Caetano, Danielli Veiga Carneiro Sondermann

Última alteração: 2017-12-03

Resumo


O presente projeto de pesquisa reflete a caminhada da Educação Inclusiva nas escolas regulares no Brasil, enfatizando a respeito do processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos. É visto que ainda falta muito a ser feito para que este processo de inclusão ocorra de forma a atender os alunos com deficiência, visto que falta formação necessária para os educadores que trabalham com estes alunos, falta infraestrutura correta nas escolas e falta envolvimento por parte da equipe pedagógica, a fim de renovar as metodologias de ensino das escolas que recebem em seu quadro de matriculados os alunos público-alvo da Educação Inclusiva. Diante do exposto é necessário que haja métodos que facilite a aprendizagem dos alunos surdos. Quando se trata da inclusão destes alunos no processo de aprendizagem das escolas regulares, demonstra-se que o uso de imagens pode funcionar como facilitador, pois o sujeito surdo aprende utilizando a visão. O uso de imagens pode atribuir ao processo de inclusão de alunos surdos um novo contexto pedagógico, onde com auxílio das mesmas pode-se agregar conhecimento, facilitar a comunicação e criar independência dos alunos na construção do conhecimento, trazendo resultados positivos para uma concepção de ensino curricular inclusivo. O trabalho se inicia com uma análise sobre os fatos históricos da educação inclusiva, apresenta-se os tipos de surdez e relata-se como o uso das imagens pode ser aproveitado como facilitador na inclusão de alunos surdos.

 

Palavras-chave: Inclusão. Ensino-aprendizagem. Aluno surdo. Imagens. Facilitador.