Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E O TALENTO LÓGICO-MATEMÁTICO: DISCUTINDO PRÁTICAS DE VALORIZAÇÃO DO SEU POTENCIAL NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Isabelle Steffânia Carvalho de Campos Bueno, Edmar Reis Thiengo

Última alteração: 2017-12-03

Resumo


Esta pesquisa tem como principal objetivo problematizar as alternativas de valorização do potencial dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação e Talento Lógico-Matemático do Instituto Federal do Espírito Santo – campus Vitória. Para tanto, se faz necessário o estudo da temática das AH/SD, compreendida pela construção histórico-cultural das leis vigentes que garantem seu atendimento especializado. Como referencial teórico utilizamos Vygotsky (1994) para tratar destas questões que, no nosso entendimento, as AH/SD são condições construídas pela interação de fatores biológicos com as experiências mediadas com o ambiente. As discussões pertinentes, a sua caracterização e identificação foram subsidiadas principalmente por Guenther (2012). Ao tratar dos sujeitos envolvidos na pesquisa - os alunos do primeiro ano do ensino médio do IFES, que serão identificados por meio de autoavaliação, questionários respondidos pelos professores e próprios colegas, método subsidiado por Renzulli (2004). A pesquisa será conduzida sob a abordagem da pesquisa-ação, sob a ótica de Barbier (2007) tendo a observação atuante como proposta e justificativa da escolha deste tipo de pesquisa, uma vez que pretendemos promover mudanças intencionais em nosso cenário de investigação. Destacamos a utilização de entrevistas e do diário de bordo como técnicas de produção de dados. Sendo assim, esta pesquisa se propõe a buscar alternativas de encaminhamento pedagógico que possam contribuir com o desenvolvimento do potencial talentoso dos alunos com indicativos de AH/SD e Talento Lógico-Matemático, propondo como produto educativo a elaboração de um Kit Pedagógico voltado para o trabalho com esses alunos em sala de aula.

 

 

Palavras-chave: Altas Habilidades/Superdotação – AH/SD. Talento Lógico-Matemático.