Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

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ALGUMAS INFLUÊNCIAS DO MÉTODO LESSON STUDY PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM AULAS QUE PROMOVAM A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE VOLUME

Roger Artur Jähring Wanderley, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza

Última alteração: 2017-12-05

Resumo


Alguns documentos oficiais de educação do Brasil, como os Parâmetros Curriculares Nacionais e a nova Base Nacional Comum Curricular têm mostrado a necessidade de mudança do ensino centrado no professor para um ensino e aprendizagem centrada no aluno. Para essa mudança do cotidiano das aulas de matemática é necessária uma compreensão de como o professor se vê, enquanto profissional, vê seus alunos e sua prática. Uma formação que possibilite ao professor realizar reflexões à luz de teorias, que contribuam com suas necessidades sobre a prática profissional, de modo que potencialize a aprendizagem do aluno. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo investigar quais contribuições do método Lesson Study para a formação de professores de matemática para o ensino sobre a construção do conceito de volume, uma vez que esse método, de origem japonesa, também se presta para a formação de professores, pois é desenvolvido pelos próprios professores, na prática e para a prática. Como percurso metodológico, escolhemos o próprio método, pois possibilita identificar os elementos constitutivos da profissão do professor de matemática, os conhecimentos mobilizados para sua prática, o uso da resolução de problemas com foco na aprendizagem do aluno e as representações utilizadas por professores e alunos para a comunicação de ideias e a apropriação de conhecimento. Em vista disso, escolhemos a teoria de representações semióticas, desenvolvida por Raymond Duval, e a Teoria de Ball, Thames e Phelps no que diz respeito à formação do professor.

 

Palavras-chave: Lesson Study, Formação de Professores, Representação Semiótica, Conceito de Volume.