Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

POTENCIALIDADES DAS PRÁTICAS COLABORATIVAS PARA A REALIZAÇÃO DE PROJETOS INVESTIGATIVOS NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO OS CONCEITOS DE ENERGIA E SUSTENTABILIDADE

Thalita Quinto Soares Ferreira, Mirian Jonis

Última alteração: 2017-12-05

Resumo


O ensino por investigação no Brasil é uma abordagem teórico-metodológica em constante crescimento nas pesquisas e nas experiências no contexto da sala de aula, demonstrando assim ser uma concepção pedagógica relevante frente ao desafio enfrentado ao se ensinar ciências nos dias de hoje. Outra situação igualmente desafiadora que podemos vislumbrar atualmente na escola seria o individualismo presente nas equipes de trabalho. Buscando assim um aprofundamento teórico-prático este projeto almeja explorar as potencialidades do uso de sequências didáticas associando o ensino por investigação à abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) em um contexto de feiras de ciências. Pretendemos explorar os modos como as feiras de ciências podem auxiliar no ensino dos conceitos físicos em um ambiente de trabalho colaborativo, visto  como uma nova cultura de condução de ações. Neste sentido, escolhemos como objetivos: elaborar e aplicar uma sequência de ensino investigativa buscando discutir a temática energia e sustentabilidade em uma turma piloto de Ensino Médio da Rede Estadual do município de Eunápolis/BA; analisar as práticas de trabalho colaborativo na escola campo da pesquisa e por fim, produzir um guia para desenvolvimento de projetos investigativos em feira de ciências na perspectiva CTSA e do ensino por investigação. A metodologia da pesquisa será referenciada na pesquisa-ação crítico-colaborativa. Entendemos que debater este assunto na Educação Básica, configura uma forma diferenciada de promoção de alfabetização científica, a partir da construção de conhecimento pela via da investigação e da abordagem CTSA, visando a ações sustentáveis e ao maior entendimento do papel social da educação científica.

 

Palavras-Chave: Trabalho Colaborativo. Alfabetização Científica. Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente. Sequências de Ensino Investigativas. Pesquisa-ação.