Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA NO ENSINO BÁSICO ESCOLAR: PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Ronaldo Leffler, Antônio Henrique Pinto

Última alteração: 2017-12-03

Resumo


Objetiva-se investigar e analisar a relação dos alunos concluintes do ensino médio com seu futuro profissional, bem como os meios necessários para realização de seus sonhos, dentre os quais destacamos o financeiro. Discutir a contribuição da educação matemática financeira com olhar crítico na formação plena dos educandos, capacitando-os a refletir sobre o que consumir, como e quando consumir, de maneira a promover a autonomia, a sustentabilidade, o senso crítico e o desenvolvimento econômico e social dos alunos e seus familiares. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde através de entrevistas, debates, e atividades de planejamento financeiro fundamentadas teoricamente, que produzam significados, ir além de fórmulas e cálculos mecânicos e repetitivos, para sua aplicação prática, crítica, voltada às realidades sociais, num processo de construção sinérgico entre a educação familiar e a educação escolar, considerando o contexto histórico, cultural e sócio econômico, a participação dos alunos nos processos decisórios familiares com relação a investimento, financiamento, endividamento, e o consumismo. Como produto educacional será elaborado um guia didático sobre Planejamento Financeiro para ser utilizado nas aulas de Matemática do Ensino Médio.

 

 

Palavras chaves: Educação Matemática; Educação Financeira na Escola, Planejamento Financeiro