Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

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A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS POR MEIO DA DIFULGAÇÃO CIENTIFICA COMO FORMA DE COMBATER AO BULLYING

Luiz Felipe Freire, Carlos Roberto Pires Campos

Última alteração: 2017-12-04

Resumo


O bullying pode ser compreendido como um fenômeno psicossocial que se manifesta, sobretudo, nas escolas e recentemente vem chamando a atenção de educadores de todo o mundo. Ainda que seja fácil identificar as vítimas e os agressores, os adultos, inseridos no contexto, nem sempre conseguem perceber essa terrível ameaça. Por isso, a Educação em Direitos Humanos por meio da Divulgação Cientifica pode ser um instrumento criativo na redução de práticas violentas e agressões nos ambiente escolar. Assim como pode proporcionar um mudança de comportamento entre os jovens. Nesse contexto, o trabalho tem o objetivo geral de desenvolver uma pesquisa na perspectiva da Educação em Direitos Humanos, para o combate e conscientização das diversas formas de bullying, por meio dos processos da divulgação científica, entre os alunos do 5º ano do ensino fundamental da EEEFM Iracema Conceição Silva. Sendo utilizado com metodologia o Estudo de Caso, em uma pesquisa de natureza qualitativa que buscará conhecer uma realidade social/escolar a fim de verificar em que medida o trabalho com os textos de Divulgação cientifica pode conduzir os leitores a uma emancipação política no que diz respeito ao enfrentamento em situações provocadas pelo bullying, com uma reflexão pautada na estratégia da divulgação científica de Vogt e na pedagogia de Paulo Freire. Ao final será construído um mini-curso de Educação em Direitos Humanos no enfoque na prevenção do bullying.

 

 

 

Palavras-chave: Divulgação Científica, Educação em Direitos Humanos, Bullying, Ensino de Ciência e Diversidade.