Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

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ADEQUANDO ESPAÇOS EDUCATIVOS SUSTENTÁVEIS. A PRÁTICA DA SALA DE AULA NA CONSTRUÇÃO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DA COMUNIDADE LOCAL

Rosieli Geraldina Merotto Foletto, Maria das Graças Ferreiro Lobino

Última alteração: 2017-12-03

Resumo


Sabe-se que os problemas ambientais são diariamente apresentados e enfrentados por toda a população, sendo, na maioria dos casos de origem antrópica, isto é, da ação feita pelo homem. O campo educacional busca, a partir da educação, minimizar os impactos dessa ação, buscando criar soluções e alternativas que sejam realizadas dentro da escola com reflexo na sociedade. Para isso, os Espaços Educadores Sustentáveis (EES) são ferramentas fundamentais para que as escolas sejam incubadoras de mudanças. Sendo assim, essa pesquisa-ação tem como objetivo discutir a adequação dos EES, numa perspectiva sustentável, com vistas à alfabetização científica. A mesma pretende caracterizar espaços educativos com possibilidades de adequação sustentável, para que torne possível uma adaptação necessária no ambiente escolar. Além disso, pretende-se verificar a alfabetização científica da comunidade local, a partir de formações e de oficinas. Esta pesquisa pretende também relacionar o trabalho desenvolvido em sala de aula, a partir de práticas educativas definidas de acordo com uma pedagogia histórico crítica, com expansão de ideias e atitudes, capazes de transformar o modo de agir das pessoas frente aos problemas ambientais. Os atores do contexto escolar envolvidos serão: alunos, professores e gestores. Os instrumentos para a coleta de dados serão questionários, observações, entrevistas e análise de conteúdo/documentos. Espera-se que os estudos de uma pedagogia histórico crítica, possam encontrar novos sentidos no cenário da educação para sustentabilidade, através de um movimento capaz de perceber a importância da promoção dos princípios do respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental.

 

Palavras-chave: Sustentabilidade.Espaços Educativos Sustentáveis.Formação de Professores.Alfabetização Científica