Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

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GAMIFICANDO A MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I: ALUNOS PROTAGONISTAS DO SABER

Geovania Cezana Araujo Cunha, Isaura Alcina Martins Nobre

Última alteração: 2017-12-04

Resumo


Será que ensinar por meio de aulas expositivas é a única maneira pela qual um professor pode motivar os alunos a aprender? Com o objetivo de responder a essa questão, proponho uma pesquisa no ensino básico com a metodologia ativa, por meio da gamificação que é ainda pouco conhecida no ambiente escolar brasileiro, principalmente no ensino fundamental I. Caminhando nessa direção, pretendo analisar como a gamificação pode contribuir para a melhoria da aprendizagem de matemática num ambiente mais lúdico. A metodologia empregada será: a construção de um jogo com a participação dos alunos, com o auxílio das estratégias do framework do Octalysis; bem como, o uso do jogo em algumas das aulas de matemática com o objetivo de motivar e engajar os alunos a realizarem as atividades propostas no livro didático do programa PNLD e alcançarem melhorias na aprendizagem. Como produto educacional desta pesquisa será desenvolvido um projeto para construção de jogos com base no framework do Octalysis.

 

 

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Palavras-chave: Metodologias Ativas. Gamificação. Aprendizagem Matemática. Jogos. Ensino Fundamental I