Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

PROMOVENDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DA AULA DE CAMPO: POTENCIALIDADES DA TRILHA DA LAGOA DE CARAÍS – PARQUE ESTADUAL PAULO CESAR VINHA (GUARAPARI/ES)

Ediane Santos Paganini Covre, Carlos Roberto Pires Campos

Última alteração: 2017-12-04

Resumo


A aula de campo é uma das modalidades didáticas que contribuem para despertar o interesse dos alunos nos conteúdos abordados e trabalhados em espaços formais de educação, essa estratégia de ensino traz para os espaços não formais a observação, registros e descobertas podendo promover a alfabetização científica. A Alfabetização Científica é componente importante na formação cidadã e na construção da leitura crítica de mundo, a autonomia e da capacidade de buscar soluções, quando se pensa numa educação comprometida. O Parque Estadual Paulo Cesar Vinha no município de Guarapari - ES é uma unidade de conservação de proteção integral que protege uma área de restinga e será utilizado como espaço não formal para aplicação da aula de campo. A pesquisa será baseada na teoria sócio-cultural de aprendizagem mediada de Lev Vygotsky, a pedagogia libertadora de Paulo Freire e a teoria da complexidade de Edgar Morin, em suas bases pedagógicas, filosóficas e psicológicas. Será um estudo de caso de natureza qualitativa e tendo como proposta de produto final um guia didático interdisciplinar de aula de campo.

 

 

Palavras-chave: alfabetização científica, aula de campo, educação ambiental, aprendizagem sócio-cultural, espaços não formais