Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA COM O USO DO APP INVENTOR: ESTUDANDO O CONCEITO DE ÁREA POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DE APLICATIVOS PARA ANDROID.

Euna Sousa Araujo Santos, Rony Cláudio de oliveira Freitas

Última alteração: 2017-12-05

Resumo


A presença de dispositivos móveis como smartphones e tablets tem sido comum em nossa sociedade. Tais dispositivos, embora já estejam bem incorporados no cotidiano de crianças, jovens e adultos ainda são pouco utilizados na escola. Muito disso se deve à pouca afinidades que docentes ainda tem com o uso dessas tecnologias e falta de preparo para associar esse recurso a prática docente. A melhoria desse quadro passa necessariamente pela incorporação desses elementos na formação inicial e continuada. Pensando por esse viés enquanto professora em constante convívio com profissionais da área, sinto a necessidade de cursos de formação que investigam e contribuam para a disseminação dessas práticas pedagógicas. A proposta de pesquisa tem o objetivo de investigar as contribuições de um curso de formação continuada com professores que ensinam matemática para a apropriação de conceitos de grandezas e medidas geométricas com a utilização do aplicativo App Inventor. Para tanto, a fundamentação teórica se embasará na abordagem de Bairral com utilização de dispositivos móveis em educação matemática, em Shulman e Ball na formação docente e conhecimento pedagógico do conteúdo e Baltar e Figueiredo conceituando o campo de grandezas e medidas. A metodologia utilizada será de cunho qualitativo e de intervenção para a compreensão do cálculo de área de diferentes figuras planas por parte dos envolvidos na pesquisa e o interesse dos docentes na realização das atividades com a expectativa de despertar o desejo de multiplicar as ações planejadas durante e após a formação.

 

Palavras-chave: Cálculo de Área. App Inventor. Formação Docente.