SABERES DOCENTES E SUAS RELAÇÕES NO ENSINO DOS CONCEITOS DO CAMPO MULTIPLICATIVO
Última alteração: 2017-12-05
Resumo
Refletir sobre os saberes docentes no Brasil ocorre ainda de maneira “tímida”, apesar de sua grande relevância para a compreensão e potencialização das ações sobre o ensino e aprendizagem, e consequentemente, a melhoria da qualidade do ensino. Pensando nessa direção, esta pesquisa pretende analisar quais saberes os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (re) constroem em uma formação continuada, refletindo sobre o campo multiplicativo. Utilizaremos as contribuições dos estudos de Lee Shulman e Deborah Loewenberg Ball nas discussões acerca dos saberes docentes, e de Gérard Vergnaud nos diálogos sobre o campo conceitual multiplicativo e seu ensino e aprendizagem. O percurso metodológico adotará a pesquisa do tipo intervenção pedagógica, numa linha qualitativa na perspectiva histórico-cultural, afim de, intervir na realidade. O foco do estudo será a investigação dos saberes mobilizados por um grupo de professores, da rede pública municipal, em formação continuada no município de Colatina ES, principalmente, os saberes pedagógicos do conteúdo e seu desenvolvimento, que acreditamos ser o alicerce ao exercício da profissão docente.
Palavras-chave:
Saberes Docentes. Formação Continuada. Campo Multiplicativo. Anos Iniciais.