Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

AS ADVERSIDADES NO ENSINO DE GEOMETRIA PLANA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Ramon Volpasso Crescencio, Alex Jordane de Oliveira, Danielli Veiga Carneiro Sonderman

Última alteração: 2017-12-02

Resumo


Este trabalho destaca a importância da utilização de softwares de geometria dinâmica – em especial o GeoGebra - no ensino de matemática, tendo em vista ser um aplicativo que permite trabalhar os conteúdos de forma dinâmica a partir da combinação entre conceitos de geometria e álgebra. Neste sentido, o uso do software GeoGebra pode propiciar um ambiente favorável à superação de dificuldades relacionadas à construção de conceitos e ideias matemáticas. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar um processo formativo buscando compreender como ele pode contribuir para fomentar práticas pedagógicas de professores de Matemática que utilizem o GeoGebra nos processos de ensino-aprendizagem de conteúdos de geometria plana. A abordagem da pesquisa será qualitativa, cujo levantamento de dados se dará por meio de questionários, entrevistas e observações in loco. A pesquisa será baseada na ‘observação participante’, tendo como objetivo ir muito além da simples descrição uma situação, buscando assim uma identificação maior do sentido de forma ampla. Após a observação e a análise das práticas pedagógicas dos professores em relação ao ensino de geometria no ambiente selecionado, a sugestão de intervenção será focada na proposta de um curso de capacitação para os professores de matemática do ensino fundamental II sobre o ensino de geometria plana por meio da utilização de softwares de geometria dinâmica. Deste modo, é prevista a possibilidade de auxiliar a transformação da rotina de ensino da geometria nas escolas públicas municipais de Cachoeiro de Itapemirim no estado do Espírito Santo (ES).

    Palavras chaves: Ensino  Geometria. Formação de Docentes. Tecnologias.