Eventos do Instituto Federal do Espírito Santo, VII SEMINÁRIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

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POTENCIAL PEDAGÓGICO DA ESCOLA AMBIENTAL DE BODYBOARDING, ITAPARICA-ES: UMA PROPOSTA DE PROJETO EDUCATIVO COM VISTAS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA

Renata Subtil Torres, Manuella Villar Amado

Última alteração: 2017-12-03

Resumo


Refletindo acerca da pedagogia de projetos e da educação ambiental crítica através da prática da educação formal e sua complementaridade com a educação não formal, a pesquisa objetiva investigar as potencialidades educativas da “Escola Ambiental de Bodyboarding” (EAB) como espaço de educação não formal visando o desenvolvimento de um projeto pedagógico interdisciplinar com alunos de escola pública, com vistas a promover a educação ambiental crítica. O fato da Escola Ambiental de Bodyboarding possuir como instrumento de ação social a abordagem da educação ambiental a partir da prática do bodyboarding, gera-se a possibilidade de agregar valores da educação não formal pela metodologia da pedagogia de projetos vinculados a educação formal, já que a EAB aborda questões ambientais que auxiliam na compreensão da realidade local que potencializam a educação ambiental crítica. Configura-se como uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os dados serão produzidos a partir de questionários, diários de bordo, observação, fotografias e entrevistas. A pesquisa será organizada em três etapas, sendo elas, caracterização das potencialidades educativas da EAB, elaboração do projeto pedagógico e intervenção e análise da educação ambiental crítica. Como produto final será desenvolvido guia educativo que consiste na descrição do projeto interdisciplinar e nas contribuições dos alunos e professores da comunidade escolar para a promoção de uma educação ambiental crítica.

 

Palavras-chave: educação ambiental crítica, educação não formal, pedagogia de projetos.